Criar um Site Grátis Fantástico
Tabela de Correção de Falhas Interpretações

Tabela de Correção de Interpretações das Escrituras

- Estudos Bíblicos - Erros e Acertos no Ensino Adventista tradicional - Mande sua contribuição

 

 
Texto das EscriturasInterpretação FalhaInterpretação Correta

 

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

Jesus manda examinar as escrituras para encontrar nelas a vida eternaJesus estava falando para conhecedores das escrituras que apesar deles examinarem as escrituras eles não O estavam encontrando , pois eram elas mesmas que dEle falavam. Infelizmente é muito comum até o dia de hoje, as pessoas saberem de cor os textos da Bíblia mas não conhecerem  e terem intimidade nenhuma com Jesus, pois Ele é a vida eterna, "quem tem Jesus, tem a vida" “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna” João 6:47
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
João 14:15
Quem guarda os dez mandamentos ama a Jesus

Primeiro que a palavra mandamentos se refere a toda ordem e não apenas as dez ordens dos dez mandamentos. No VT temos 613 mandamentos e no NT temos mais de 1000 mandamentos, ainda temos mandamentos do Espírito Santo que nos guia diariamente.

Segundo, que o texto diz "se me amais" é que guardareis. Portanto devemos priorizar amar Jesus.

"Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?"
2 Coríntios 3:6-8
As duas alianças são iguais pois é o mesmo Deus, o que foi substituído foi somente a lei cerimonial

Houve substituição do ministerio glorioso  centralizado nos dez mandamentos (letra gravada em pedras) pelo superglorioso ministerio do Espírito Santo (conversão) gravado em nossos corações e existem muitas diferenças entre um ministerio e outro.  Um tem Jesus profetizado e outro tem Jesus real, um foca obediencia, outro foca a fé, um é pacto de obediencia do homem para com Deus, o outro é pacto da obediencia de Deus no lugar do homem (graça).

Por mais que entendemos que a salvação em todos os tempos dependa da graça, pois todos pecaram em todos os tempos, verificamos que esta graça foi revelada no NT sobretudo ao apóstolo Paulo : "Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.
Efésios 3:8-9

Romanos 3:31 Anulamos, pois a lei pela fé, não, antes estabelecemos a leiA fé não anula a lei , a estabelece e recomenda

A fé na justiça de Cristo que obedeceu a lei por nós, pois ninguem foi obediente, é que estabelece a justiça da lei. Leia mais

João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.A Bíblia é a palavra de Deus e a verdade

Jesus é a palavra de Deus encarnada, Ele é a verdade, bem como todas as vezes que a palavra dEle se manifestou em diversas partes  da Bíblia e também fora dela. Quando Davi disse "quebre os dentes dos meus inimigos " nos Salmos, isso não é a palavra de Deus. Jesus corrigiu certos escritos antigos, outros  aprimorou, ampliou e alguns mudou . 

  Santificar na verdade significa intimidade com o Senhor Jesus, o verbo de Deus, a palavra viva de Deus, que se faz ouvir pela guia do Espírito Santo em nós e que nos lembra o que Ele nos falou (que foi relatado nas escrituras).

Quando Jesus declarou "joão 17:17" ele estava reformando o velho testamento,  e o novo testamento nem existia ainda , logo é falsa a afirmação de que ele estava se refrindo a Biblia como nós a conhecemos hoje .

A Bíblia contém a palavra de Deus e representa uma amostra de suas muitas e eternas palavras ditas por toda a eternidade , e a Bíblia  servem para nos referenciar na verdade da palavra de Deus ali expressa milhares de vezes.

Jesus  se referia a palavra de Deus, ou seja, a Ele mesmo, pois João 1 declara que  Jesus é a palavra de Deus e a verdade, as escrituras sagradas testificam dEle e contém palavras ditas por Ele, inspiradas por Ele,  e escritas por Ele (os dez mandamentos), bem como contém setenças de satanás, de inimigos de Deus, comentarios das pessoas, profetas, apostolos ("falo eu não o Senhor") e relatos da historia sagrada.

O que motiva a interpretação errônea deste texto é uma idolatria da Biblia, quando a Bíblia apenas aponta para a verdade que é Cristo. Há na Bíblia diversos versos e situações corrigidas por Jesus, pois só Ele é o caminho, a verdade e a vida. 

2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, Toda a Biblia é inspirada por Deus, velho e novo testamentoO novo testamento nem existia ainda quando a segunda carta a  Timoteo foi escrita. Apesar disso, Paulo demonstra que seus escritos eram também a palavra inspirada por Deus, nos levando a crer que "toda escritura é inspirada" se refere a todo escrito inspirado.
Malaquias 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.Este texto infelizmente é citado para dizer que a Biblia não muda assim como Deus não mudaDeus não muda, mas aqui na terra muitas coisas mudaram inclusive leis e ordens bíblicas. Exemplo: "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, Mateus 5:43-45
Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.

Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

Tudo isso será o início das dores.

"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,

e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
Mateus 24:6-12
As pessoas relacionam terremotos, fomes  e  guerras  ao fim

Terremotos, guerras, fomes são apenas o incio das dores.Jesus foi claro para não se assustar com isso.

Os sinais do fim estão relacionados ao ódio que os seguidores de Cristo sofrerão, pena de morte a cristãos, pessoas ficarem escandalizados por assistirem um cristão defender a verdade em Cristo,  traindo-o e passarem a odiar o mesmo. O amor aos cristãos se esfriará e surgirão muitos falsos pregadores enganando a muitos.

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:15